Julho 29, 2020

Sabia como é fácil implementar o efeito moviola num centro de controlo?

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Uma das funcionalidades mais procuradas em todos os projetos de túneis e autoestradas (e infraestruturas em geral) é ser capaz de recriar o efeito moviola.

O que é o efeito moviola?

É a capacidade de reproduzir em filme uma coisa que já aconteceu e que foi previamente gravada. Consegue imaginar poder fazer isto num SCADA para um centro de controlo? É possível! Continue a ler e explicamos-lhe.

Na Wonderware, utilizamos outro nome para o efeito moviola: SCADA Playback. O que nos permite fazer o SCADA Playback é ter a capacidade de utilizar a mesma visualização SCADA que utilizamos para dados em tempo real, mas, em vez disso, reproduzir dados antigos, ou seja, de situações que já aconteceram.

Para poder utilizar o SCADA Playback necessita apenas de duas coisas: ter, por um lado, um Wonderware Historian e ter também o novo cliente de visualização do Wonderware Intouch OMI. A combinação destes dois elementos permite-nos montar quase automaticamente o efeito moviola.

Em primeiro lugar, é essencial historizar os dados através da plataforma em tempo real do Wonderware Intouch OMI. Para satisfazer esta necessidade, está disponível o Wonderware Historian, um historian de dados concebido para o armazenamento de séries temporais de dados em tempo real, sendo superior em grande medida em desempenho, armazenamento e compressão de dados aos oferecidos pelas bases de dados tradicionais. Seguem-se alguns números para ficar com uma ideia.

  • > 2 milhões de tags.
  • 2% do espaço de armazenamento necessário em comparação com dados semelhantes numa base de dados relacional.
  • 150 000 tags/quando mantidas indefinidamente num único servidor, utilizando hardware convencional.
  • Compressão de até 40 vezes dos alarmes e eventos, adquiridas até 1000 mensagens/segundo.

 

centro de controlo tunel


Por outro lado, quando os dados estiverem armazenados no historian, são criados os gráficos que serão utilizados nos clientes de visualização do centro de controlo, ou seja, os gráficos SCADA. Não é necessário nada de especial para obter os gráficos. Criam-se os ecrãs SCADA como se se tratasse de um projeto normal, utilizando gráficos e ligando animações aos atributos (variáveis) da plataforma em tempo real. E é aí que está o ponto-chave, a única premissa que deve ser considerada, o facto de as variáveis em tempo real utilizadas nas animações SCADA terem de ser historiadas previamente no Historian. Portanto, é possível utilizar esta função em projetos novos e em projetos antigos, uma vez que não é necessário realizar nada de especial nas animações dos gráficos.

Em terceiro lugar, falta o elemento-chave. A Wonderware fornece um serviço que pode ser ativado a partir do próprio SCADA e que funciona como uma ligação entre o Historian e os ecrãs SCADA. É o serviço SCADA Playback. Só precisa de ser configurado uma vez e, posteriormente, a partir das variáveis do sistema da plataforma em tempo real é possível aceder às opções de comando. Pode escolher ativá-lo, desativá-lo, a data e hora da reprodução, a velocidade da reprodução, entre outros.

Como resultado, é possível montar uma pequena faceplate de comandos que permite interagir com este serviço. O próprio serviço está encarregue de recuperar os dados históricos e representá-los em tempo real nos gráficos do SCADA, permitindo-nos reproduzir cenários e situações que já aconteceram.

É uma funcionalidade muito útil em projetos de infraestruturas em geral, que permite representar no centro de controlo momentos específicos de incidentes, visualizar as ações que foram tomadas nesse momento, reproduzi-las e realizar análises forenses das situações.

Deixamos-lhe um vídeo de uma aplicação real onde o efeito moviola ou o SCADA Playback é implementado e esperamos que o utilize como inspiração para os seus projetos futuros.