Maio 01, 2020

Segue-se uma amostra das novidades da Wonderware para 2020

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Nos passados dias 30 de abril e 1 de maio, na Wonderware Iberia participámos no evento virtual Ignite 2020, o encontro mundial da Wonderware, uma experiência digital enriquecedora para partilhar internamente todas as novidades Wonderware para o ano 2020.

Nesta publicação, detalhamos todas estas novidades, mas não sem antes fornecermos alguns detalhes da abordagem estratégica que serve de contexto para as novas soluções e produtos.

Qual é a nossa estratégia Edge to Enterprise?

As novidades que lançamos em 2020 são uma manifestação da nossa estratégia Edge-to-Enterprise. Esta estratégia não se baseia em produtos individuais, mas no valor e pleno potencial do nosso portefólio, uma visão ampla que nos permitirá colocar-nos num novo nível de operações interligadas para a tomada de decisões e otimização em tempo real.

Edge to Enterprise é a primeira estratégia industrial de lançamento no mercado de uma «carteira de soluções como serviços». Hoje somos o único fornecedor de software industrial capaz de oferecer estas operações Edge to Enterprise. Propomos uma nova abordagem numa área onde os clientes necessitam de flexibilidade para combinar as nossas soluções num sistema altamente personalizado e escalável.

Este nível inigualável de flexibilidade e personalização é possível através do nosso serviço de subscrição Wonderware Flex, onde qualquer cliente, de qualquer dimensão, com toda a profundidade e amplitude da carteira da Wonderware, poderá configurar a sua subscrição anual.

A nova conectividade MQTT, o potencial da nuvem e as experiências dos utilizadores móveis permitem um fluxo de trabalho sem atritos de ponta a ponta, alcançando projetos híbridos (localmente e na nuvem) da IdC. A nossa solução Wonderware Connect foi alargada para apoiar o desenvolvimento e visualização na nuvem, e como novidade em 2020: o armazenamento na nuvem de gráficos industriais para todas as nossas soluções HMI SCADA. Desta forma, a Wonderware aposta na normalização empresarial e na eficiência operacional através de sites que utilizam múltiplos produtos de visualização da Wonderware.

Novidades Application-Server-e-Intouch-OMI-2020

Novidades Wonderware 2020

1.Licenciamento Wonderware Flex.

Agora pode escolher entre um modelo de licença permanente e a nova opção de subscrição de licença Flex para o Application Server. As licenças Flex baseiam-se nas atribuições do App Engine, em vez de ter de calcular as contagens de E/S e outros parâmetros do sistema.

2. SO de 64 bits.

É obrigatório SO de 64 bits para todos os produtos a partir da versão 2020.

3. Application Server e Intouch OMI 2020.

Melhoria do desempenho

  • Tempo para a propagação de alterações de modelos para instâncias. Tempos de implementação para instâncias InTouchViewApp.

Suporte para controlos .NET nas aplicações Intouch OMI

  • O InTouch OMI permite-lhe agora importar, configurar e utilizar controlos .NET WinForm numa ViewApp (os controlos .NET WPF já eram suportados)

Layouts responsivos para Intouch OMI ViewApps

  • O Layout Editor tem uma nova opção para criar layouts «responsivos». Isto permite à ViewApp mover e redimensionar dinamicamente o conteúdo com base no tamanho do ecrã em que está a ser visualizado.
  • Scripts em Layouts utilizando a mesma base que os scripts para Industrial Graphics. Um novo namespace «MyContent» está disponível para orientar o conteúdo dentro de uma única ViewApp, além do namespace global MyViewApp.
  • Além disso, é possível adicionar scripts baseados em eventos aos layouts do Intouch OMI quando o layout inclui aplicações que apresentam propriedades públicas.

Nova aplicação: PLC Logic viewer. Para visualizar lógicas Ladder do Rockwell PLC. Melhoria do conteúdo da Presenter App

  • A App ContentPresenter apresenta gráficos de um ou mais nós selecionados de um modelo de navegação de uma ViewApp.
  • O painel no qual se colocou a aplicação ContentPresenter apresenta um conjunto de miniaturas gráficas que correspondem aos critérios de filtro da aplicação ContentPresenter. Os gráficos apresentados pela aplicação ContentPresenter podem ser filtrados por tipo de conteúdo, nome e localização dentro do modelo de navegação da ViewApp.

A System Platform é agora servidor OPC UA

  • Isto permite-lhe aceder ao espaço de nomes numa galáxia instalada e ligar, subscrever e ler dados de galáxias, sem a necessidade de um gateway ou outro mecanismo de tradução de protocolos.

Visualização de alarmes detetados externamente (em PLC, por exemplo).

  • As condições de alarme que forem detetadas dentro de um PLC podem agora ser visualizadas na aplicação de tendências históricas ou na aplicação de alarmes. Para isso, foi adicionada a capacidade de configurar um atributo booleano dentro do editor de objetos como entrada de alarme para um State Alarm (Alarme de Estado). Isto permite que as ferramentas de tendência (como Historian Web Client/ou Insight Local) visualizem corretamente os alarmes que tenham sido detetados externamente.

Acesso aos Industrial Graphics partilhados no Wonderware Connect.


4. Intouch HMI

Novo gestor de aplicações

Integração com Industrial Graphics do Wonderware Connect.

Widget HTML5 Carrousel

  • Para Web client e para Window Viewer

As aplicações Standalone suportam Industrial Graphics

  • É possível criar janelas de aplicações e “frames”, arrastar e largar gráficos na janela e vê-los no WindowViewer.
  • Não depende de um GR e pode ser utilizado sem o IDE instalado.
  • As aplicações Standalone podem ser visualizadas no Web Client.
  • É possível publicar Windows no Web Client, mas tem de ser convertido para Industrial Graphic.

É possível configurar uma tag do Intouch Historic no Historian a partir da própria tag (configurada a partir do Window Maker).

5. Intouch Web Client

  • Melhorias na segurança, disponibilidade e desempenho do servidor web.
  • O Web Client é agora compatível com escrita. Nesta versão, foi introduzida uma nova licença que permite operações de leitura/escrita (APENAS DISPONÍVEL NO FLEX).
  • Os alarmes podem agora ser reconhecidos no ALARM Client incorporado no web client.
  • O Web Client exibe agora Windows com múltiplos símbolos.
  • O Web Client suporta agora controlos de Windows como Checkbox, combobox, etc.
  • Nova licença que permite sessões ilimitadas para leitura e escrita de dados do cliente web.
  • Aplicação móvel para o Web Client.

6. Melhorias no add-in do Excel

    • Suporte para seleção de tags através de pesquisa, metadados de tags em cabeçalhos, formato de saída wide/narrow (largo/estreito), seleção flexível de colunas e formatos nativos para números/datas

    O Historian Client Web (Insight Local) suporta White Labeling para OEM.

    O Historian Client Web permite a partilha de Dashboards inteiros por URL.


    7. Insight

    Introdução do BI-Gateway

    • Permite realizar modelos de Intelligence no Insight, com fonte de dados Insight.

    Introdução do Application Composer (disponível durante 2020)

    • Permitir-lhe-á utilizar Industrial Graphics da Wonderware para ligar e construir aplicações visuais de uma forma gráfica.


    8. Intouch Edge

      • Suporte para Industrial Graphics.
      • Alteração da interface de desenvolvimento (melhoria e modernização).
      • Acrescentou-se suporte para Spark Plug B no driver MQTT.
      • Possibilidade de gerir automaticamente os dispositivos Edge a partir da nuvem com a tecnologia Docker da Wonderware Connect com o novo Wonderware Edge Management.

      9. OI Servers

        • Lançamento do Telemetry Server como driver «Premiere».
        • Lançamento do OI Server MQTT com suporte para Spark Plug B.
        • O MQTT é removido do OI Gateway.

        Se quiser saber mais sobre estas novidades, não hesite em contactar a Wonderware Iberia.