Abril 27, 2020

Monitorização e controlo remoto de instalações dispersas.

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Estamos a viver a era SMART: onde a televisão deixou de ser a caixa estúpida para ser uma Smart TV, onde o telemóvel deixou de ser um telefone para ser um smartphone. E em tudo isto, incluímos também conceitos como: Smart City, Smart Utility e Smart Infrastructure.

Podemos considerar que um sistema SMART é aquele que toma decisões em tempo real, de uma forma ágil e automatizada. Portanto, necessita de informação, muita informação, em tempo real ou quase em tempo real.

Por isso, o primeiro marco do roteiro para a «smarterização» das cidades, infraestruturas (aeroportos, túneis, comboios, etc.) e serviços públicos (água, gás e eletricidade) é unicamente a Monitorização e controlo remoto de instalações dispersas.

«Monitorização e controlo remoto de instalações para uma gestão inteligente de instalações dispersas»

Devido à sua natureza, as localizações destes tipos de instalações são caracterizadas por serem:

  • Geograficamente dispersas
  • Negligenciadas
  • De difícil acesso
  • Comunicações lentas e intermitentes.
  • Nem sempre existe rede elétrica
  • Condições ambientais extremas

Este cenário traz desafios a todos os níveis, desde os dispositivos de campo (RTU) até à plataforma do centro de controlo..

Enumeramos a seguir os principais desafios ao nível do centro de controlo e a forma como a plataforma SCADA da Wonderware os resolve:

  1.  Escalabilidade: A Wonderware System Platform é altamente escalável, pois permite gerir em tempo real até 2 milhões de sinais de entrada/saída.
  2. Arquitetura distribuída: A arquitetura da Wonderware integra nativamente ambientes de vários locais numa única plataforma SCADA
  3.  Redundância: A Wonderware permite a redundância e o equilíbrio de carga com servidores de objetos (AO).
  4. Interoperabilidade: Os OI Servers (Operations Integration – Integração de Operações), que gerem a captura de dados, incluem controladores industriais que permitem comunicar a jusante com os principais fabricantes de dispositivos de campo.
  5.  Big Data: O Historian permite armazenar a grande quantidade de dados capturados. Além disso, o Historian pode ser implementado tendo em conta diferentes necessidades de historização, arquiteturas e/ou modelos de implementação.

WONDERWARE HISTORIAN

No nosso roteiro de «smarterização» de infraestruturas, cidades e serviços públicos, não pode faltar a:

  • Solução GIS: A informação deve ser georreferenciada e é necessária para proporcionar uma navegação ágil através dos ambientes de visualização através de mapas, planos, etc. Para este efeito, a Wonderware Spain criou a plataforma de gestão de infraestruturas (GISIZE)
Aplicação da GISize! num ambiente aeroportuário

Aplicação da GISIZE num ambiente aeroportuário

Figura 1. Aplicação da GISize! num ambiente aeroportuário.

  • Gestão da manutenção: A monitorização contínua das nossas instalações é uma grande ajuda para a otimização da manutenção. A um nível reativo, podemos avisar imediatamente (Micromedia Alert) as brigadas de manutenção em caso de incidente. Também podemos avançar para as falhas com ferramentas de manutenção preditiva (Avantis Prism).
  •  Análise de dados: Os dados capturados devem ser contextualizados e convertidos em informação. Para isso, contamos com uma poderosa ferramenta de Business Intelligence (Wonderware Intelligence)

A nossa história de sucesso «Barcelona: A cidade que flui. Gestão inteligente do sistema de rega de parques e jardins»(BCASA/Ajuntament de Barcelona) é um bom exemplo de como a solução de Plataforma da Wonderware permite gerir, monitorizar e controlar à distância instalações dispersas num ambiente urbano.