Maio 29, 2019

Já experimentou o Update 3? Contamos as novidades do InTouch, System Platform e InTouch OMI 2017 U3

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Analisamos a última atualização do InTouch, System Platform e InTouch OMI, que temos no mercado desde o passado mês de janeiro e que apresenta importantes novidades em relação às versões anteriores.

Em termos gerais, o Update 3 enriqueceu com muitas características, em termos de cibersegurança, desenvolvimento técnico ou inovações, e toda uma série de mudanças que representam grandes avanços.

Olhando para trás, ao introduzir o InTouch OMI no mercado, a Wonderware posicionou-se como a interface do utilizador para a convergência TI/TO, e agora o Update 3 de 2017 proporciona-lhe cada vez mais este estatuto único no setor da indústria.

Já na versão anterior da System Platform, a Wonderware apresentou o InTouch OMI. A primeira interface de gestão de operações que revolucionou os sistemas HMI e SCADA ao oferecer uma nova geração de interfaces de visualização e uma nova experiência para o utilizador.

Com a última atualização, o InTouch OMI alarga as aplicações tradicionais HMI e SCADA, oferecendo uma plataforma convergente entre TI e TO.

Outro dos pontos-chave do InTouch OMI é a sua capacidade de reunir automaticamente aplicações com base num modelo de dados, o que significa uma redução substancial no tempo e nos custos de engenharia e, consequentemente, na manutenção da aplicação.

Além disso, e um dos aspetos mais relevantes do InTouch OMI, é o facto de oferecer uma experiência de utilizador moderna em qualquer ambiente ou equipamento, como, por exemplo: sala de controlo, painéis industriais, PC, tablets e telefones.

Resumimos os desenvolvimentos mais importantes:

  1. Cibersegurança

Novas funções que melhoram a segurança, incluindo a compatibilidade com TLS 1.2 para comunicações seguras e encriptadas entre diferentes estações de trabalho num projeto da System Platform, autenticação única (SSO, Single sign-on) e gestão de certificados.

  1. Novo painel de alarmes para o InTouch OMI

A nova aplicação OMI InTouch para gestão de alarmes permite a navegação desde um alarme até à vista geral correspondente, sem a necessidade de qualquer script de configuração. Além disso, este novo painel de alarmes permite gerir ecrãs táteis com uma ergonomia adaptada. 

  1. Função de pesquisa rápida

A partir do InTouch OMI, os utilizadores podem navegar para um equipamento ou qualquer outra área da sua aplicação através de uma simples pesquisa no menu de navegação. Uma funcionalidade muito simples de poupança de tempo que está disponível como uma aplicação para o InTouch OMI.

  1. Aplicação Historian Trend para o InTouch OMI

Muitos utilizadores do Historian integraram a aplicação Trend nas suas aplicações SCADA para visualizar as tendências em tempo real para determinados parâmetros do processo. Esta aplicação está também disponível para o InTouch OMI com as características adicionais de monitorização de alarmes em curvas.

  1. Integração do editor do Aveva InSight diretamente no InTouch 2017

O editor Aveva InSight foi integrado diretamente no WindowMaker desta última atualização. Os utilizadores do InTouch podem publicar e partilhar os seus dados de processo e indicadores-chave com o resto da organização em poucos cliques.

  1. Controlo de alarmes no InTouch Web

Tem também controlo de alarmes, o que lhe permite visualizar o registo de alarmes a partir de um navegador da Internet.

  1. Controlo de tendências no InTouch Web

Tal como a ferramenta de visualização de tendências no InTouch, está agora disponível para acesso diretamente a partir do InTouch Web. Uma forma rápida e fácil de ver as tendências de variáveis do processo a partir de um navegador da Internet.

  1. Novas funcionalidades

AVEVA Digital Exchange:

O AVEVA Digital Exchange é um novo «MarketPlace» que apresenta múltiplas soluções, produtos e utilidades associadas ao mundo Wonderware. Por exemplo, pode descarregar aplicações para o InTouch OMI ou funções específicas para a System Platform.

Para facilitar a recuperação e implementação de soluções num projeto de System Platform, foi acrescentado um menu específico no IDE ArchestrA para aceder diretamente a este MarketPlace.

 ViewApp – Início e encerramento de sessão automáticos:

  • Os novos atributos de segurança permitem-lhe agora configurar um início de sessão ou encerramento de sessão automático no objeto ViewApp.
  • A informação de identificação do utilizador do Windows que se encontre com sessão iniciada pode ser transmitida para o objeto ViewApp sem que o utilizador tenha de reintroduzir a sua informação de autenticação.
  • Os utilizadores podem encerrar a sessão automaticamente após um período de inatividade.
  • Pode ser configurado um tempo de espera para indicar ao utilizador quanto tempo passa antes de a sessão ser encerrada automaticamente na aplicação ViewApp.

Aplicação InTouch OMI Alarm:

A aplicação InTouch OMI Alarm permite-lhe agora filtrar a visualização de alarmes por zona (área), tanto em tempo real como histórico. A interface expõe o modelo de zonas aos utilizadores, permitindo-lhes selecionar qualquer estação e zona e ver o resultado sob a forma de uma quadrícula.

NOVIDADES INTOUCH OMI System Platform

Ligação a conteúdo externo:

É possível adicionar conteúdo externo desenvolvido fora da System Platform. De facto, pode agora criar uma ligação a este conteúdo externo e exibir o conteúdo ligado numa aplicação ViewApp do InTouch OMI.

Isto permite-lhe passar do contexto de visualização diretamente para um URL dinâmico, quer esteja a recuperar conteúdo do ERP, CMMS ou outra aplicação empresarial.

Sentinel System Monitor:

O Sentinel System Monitor é uma aplicação de software que monitoriza continuamente o estado das máquinas (CPU, memória, cabos, etc.) e o estado das aplicações Wonderware. É possível criar várias descrições e receber uma notificação por correio eletrónico das mesmas. Como indicado abaixo, o Sentinel permite-lhe monitorizar múltiplos parâmetros de aplicação e sistemas como:

  • System Platform (Plataforma e motor): Atributos de tempo de execução como estado de scan, redundância/falhas, erros/advertências de registo de eventos do ArchestrA, problemas de script registados.
  • Objetos DI: Ligações/estado do scan, Estado do servidor DAS, Erro/Advertências de registo de eventos ArchestrA.
  • Historian: Historian Services Status, Database Health, ArchestrA Event Log Errors/Warnings.
  • ArchestrA: Estado dos serviços do ArchestrA, Erros/advertências do registo de eventos do ArchestrA.
  • MES: Estado dos serviços MES, desempenho da base de dados MES, erros/advertências do registo de eventos do ArchestrA.
  • SQL Server: Desempenho interno e saúde de acordo com o Microsoft SQL Server Management Pack.
  • Hardware/Sistema Operativo: CPU, memória, registos de eventos, contadores de desempenho.
  • Outro software de apoio: serviços terminais, servidores de E/S de terceiros e outro software.

Resumindo, muitas novidades que afetam diversas variáveis e que se concretizam numa bateria de novas funcionalidades que fazem com que esta última atualização do InTouch, System Platform e InTouch OMI esteja numa posição preferencial como plataforma de convergência entre TI e TO.