Maio 15, 2020

Fabricantes de maquinaria: uma grande oportunidade

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


sector dos OEM é certamente o setor industrial que mais tem evoluído nos últimos anos. Não só porque tem vindo a melhorar à medida que as tecnologias evoluem, mas também porque, devido à grande oportunidade que as exportações de maquinaria têm representado, incorporou também novos modelos de negócio. Atualmente, não é estranho encontrar OEMs que complementam a sua oferta com serviços nas suas próprias máquinas.

Há anos que na Wonderware ajudamos os nossos clientes industriais a atingir os seus objetivos. Portanto, temos os conhecimentos e fornecemos as ferramentas para levar as máquinas e o negócio para o nível seguinte:

  • Maximizar a repetibilidade: uma vez que todas as soluções são independentes do hardware utilizado, é possível reutilizar todos os desenvolvimentos sem ter de se preocupar com os controladores utilizados. Desta forma, mesmo que o cliente force uma determinada marca comercial ou decida mudar internamente por qualquer motivo, todas essas horas de trabalho continuam a ser úteis.
  • Assegurar a integração com outros sistemas: se o cliente tiver um ambiente Wonderware instalado, a integração da máquina no seu sistema será rápida e fácil. Caso contrário, ao utilizar normas industriais, as nossas soluções apresentam múltiplas opções para as pôr a comunicar com outros produtos de outros fabricantes.
  • Otimizar a manutenção: o facto de ser uma tecnologia padrão instalada em todo o mundo significa que, em caso de necessidade, não será necessário retirar ninguém da própria equipa, podendo contar com integradores e engenharias locais para resolver o problema.
  • Tratamento dos dados: na Wonderware, realizamos há anos projetos de análise de desempenho industrial. Dispomos da mais ampla oferta de soluções e abordagens para adquirir, armazenar, calcular e apresentar a informação que permite supervisionar as máquinas instaladas, independentemente do território.

Com esta informação, será possível aplicar ferramentas de cálculo e extração de dados para extrair conclusões que, por sua vez, fazem evoluir a máquina ou geram mais negócios. Por exemplo, se soubermos quais os componentes mais suscetíveis de falhar de acordo com a situação, podemos antecipar a falha e preparar novos modelos com elementos mais robustos. Outro exemplo: se soubermos que o cliente tem a máquina a funcionar 95% do tempo, talvez esteja mais disposto a adquirir outra para resolver este estrangulamento no seu processo de produção.

Rapidamente se verifica o retorno da aplicação destas melhorias, quando o único requisito é ser capaz de armazenar a informação – quer online quer localmente – para ter uma boa fonte de dados para trabalhar e dispor de uma ferramenta capaz de a analisar e apresentar facilmente.