Julho 06, 2020

Como melhorar a cadeia de abastecimento na indústria alimentar

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


A indústria alimentar tem evoluído ao longo dos anos para reduzir o nível de doenças, melhorar o bem-estar animal e aumentar o desempenho da produção. Alguns destes objetivos foram alcançados aumentando a estratégia tecnológica e dando origem a medidas de prevenção/controlo ligadas a todo o ciclo de produção, exercendo assim um efeito ativo e benéfico sobre a saúde da população.

prevenção é a melhor ferramenta para prevenir doenças que ocorrem na cadeia de abastecimento. Estas doenças são originadas pela ingestão de alimentos ou água contaminada com microrganismos patogénicos que provocam uma infeção ou pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas. A segurança alimentar é a ausência, ou níveis seguros e aceitáveis, de perigos nos alimentos que podem prejudicar a saúde dos consumidores. Os perigos de origem alimentar podem ser de origem microbiológica, química ou física e são frequentemente invisíveis a olho nu. Bactérias, vírus ou resíduos de pesticidas são alguns exemplos.

O conjunto de condições e medidas necessárias durante a produção, armazenamento, distribuição e preparação de alimentos desempenha um papel fundamental para garantir alimentos seguros em cada etapa da cadeia alimentar.

A nível da indústria agroalimentar, tem sido sugerido que é necessário implementar sistemas de autocontrolo para assegurar a qualidade e a rastreabilidade dos alimentos, racionalizar recursos e manter uma documentação atualizada relativa ao controlo dos processos. Este sistema de controlo é aplicável aos processos relacionados com os alimentos em termos de preparação, fabrico, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição, manuseamento, venda e fornecimento ao consumidor.

Qual é a proposta da Wonderware para melhorar a cadeia de abastecimento?

A Wonderware System Platform 2017 é a plataforma escalável capaz de suportar funções de supervisão, SCADA, MES e IdC e integrar os processos de produção com as soluções empresariais da indústria alimentar. Por sua vez, a System Platform é a plataforma baseada em normas que permite a colaboração entre pessoas, processos e ativos, contribuindo igualmente para a melhoria contínua das operações, facilitando a tomada de decisões em tempo real.

food and beverage wonderware

Como é que o faz?

Baseia-se numa plataforma de controlo descentralizada, que adquire a informação de qualquer dispositivo de campo, quer seja um PLC, um sensor ou outros dispositivos e armazena-a em tempo real na sua base de dados Historian. A partir daqui, estes dados serão explorados de acordo com as necessidades do cliente.

Por exemplo, hoje em dia a maioria das pessoas está familiarizada com a forma como a tecnologia blockchain, registando com segurança as transações financeiras numa base de dados distribuída, permite que moedas digitais como a Bitcoin prosperem.

Agora, se aplicarmos a mesma metodologia à cadeia de abastecimento do setor alimentar e das bebidas (F&B), podemos imaginar como os fabricantes de alimentos e bebidas podem beneficiar consideravelmente desta nova tecnologia. A segurança alimentar tem sido sempre uma prioridade máxima. A responsabilidade recai sobre os fabricantes do setor alimentar e das bebidas para assegurar a total rastreabilidade, incluindo a genealogia do produto. A tecnologia Blockchain poderia ser o principal impulsionador de um sistema transparente capaz de localizar e seguir eletronicamente um produto alimentar na sua viagem da exploração agrícola até à mesa.

captura de dados agrícolas, dados da cadeia de abastecimento, dados de fabrico, dados de distribuição e dados dos consumidores dos respetivos intervenientes e a criação de um registo digital em cada ponto, o que torna este sistema descentralizado muito atrativo para os fabricantes do sector alimentar e das bebidas, que raramente têm a cadeia de abastecimento completa.

A Wonderware soma-se a esta metodologia, que está a começar a ganhar força com novas soluções de gestão de informação de produtos que tiram partido da tecnologia Blockchain para manter um registo completo de um produto. Não nos deixemos enganar: a aquisição, contextualização e tratamento dos dados que serão depois armazenados como transações na blockchain não é trivial. É necessária uma plataforma que atue como facilitador e ponte de ligação entre o mundo real e do processo e as bases de dados blockchain, e a plataforma Wonderware foi precisamente concebida para ser esse facilitador.