Janeiro 24, 2022
Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.
O complexo funcionamento dos portos, que podem, por vezes, assemelhar-se a pequenas cidades, implica que um sistema SCADA tradicional não consiga disponibilizar os requisitos técnicos necessários para integrar todas as operações.
É por isso que, em seguida, propomos uma solução de Centro de Controlo de Operações Unificado para infraestruturas portuárias, a peça-chave para a transição para um Smart Port.
Unificar operações como a identificação e receção de navios, o controlo de acesso e segurança física ou a gestão dos edifícios (BMS) que fazem parte do porto, não é uma tarefa fácil se não estiver disponível o software adequado. Porquê uma proposta para unificar as operações? A resposta é simples: porque a integração das operações na mesma plataforma permitirá otimizar os recursos e aumentar a eficiência das operações e na tomada de decisões.
Recordemos que os objetivos de um porto são (entre outros) melhorar a sua competitividade no comércio, ter maior rentabilidade a nível comercial graças à otimização dos processos e da gestão, melhorar e aumentar a eficiência na ligação com o seu meio envolvente e a cidade e, em suma, melhorar a sua produtividade.
Propomos o seguinte conjunto de operações a título de exemplo. Consegue imaginar tê-las todas integradas no mesmo Centro de Controlo Unificado?
A maior valia do sistema UOC (Unified Operations Center) da Wonderware-AVEVA é a grande flexibilidade que oferece tanto na integração de diferentes equipamentos de campo (como painéis de sinalização variável, controlos de acesso, videovigilância, pontes rolantes, entre muitos outros) como na integração de diferentes fontes de informação transacional, como o sistema ERP, o sistema de gestão de tráfego portuário, previsões meteorológicas, entre outros.
Com o acesso em tempo real a dispositivos de campo e a integração dos sistemas transacionais, cria-se um modelo digital do porto que serve como base do Centro de Controlo Unificado. Este modelo digital permitirá aos operadores portuários (entre outros aspetos):
Todas estas funcionalidades do Centro de Controlo Unificado (UOC) permitirão aos gestores portuários evoluir para um modelo mais eficiente com uma visão clara da digitalização. Isto permitir-lhes-á (como já está a ser feito noutros portos como os de Barcelona, Roterdão ou Los Angeles) abordar iniciativas 4.0 como:
Em suma, na gestão de operações, a união faz a força e as iniciativas decorrentes da implementação de um UOC ou Centro de Controlo Unificado no porto vão atuar como um acelerador para a transição para um Smart Port, a digitalização e a melhoria da eficiência.