Maio 11, 2021
Real Time and GISIZE Solutions Manager Engenheiro industrial especializado em automatização e controlo industrial. Com conhecimentos em sistemas SCADA, comunicações industriais, sistemas de controlo distribuído e PLC. É responsável pela linha de negócios de Real Time Management e pela solução de infraestruturas GISIZE.
A gestão do setor ferroviário como metros e comboios tem sido tipicamente abordada com o conceito de controlo remoto. Estes controlos remotos foram frequentemente separados em silos ou funcionalidades específicas, por exemplo:
Se se abordar este tipo de arquiteturas de um ponto de vista prático de gestão empresarial, a primeira coisa que verificamos é que, em muitos casos, é necessário o acesso à informação entre controlos remotos. E é também muito comum encontrar situações em que os operadores de um controlo remoto têm de utilizar parte do controlo de outro. Neste sentido, conseguem imaginar que, com silos de controlo separados e muitas vezes de tecnologias diferentes, as empresas que integram estes sistemas têm de «fazer malabarismos» para conseguir um funcionamento unificado dos controlos remotos.
Por este motivo, torna-se evidente que um centro de controlo que unifica as operações realizadas nos diferentes controlos remotos ferroviários pode aumentar a eficiência das operações do setor.
As necessidades do setor ferroviário são particulares e condicionarão a tecnologia utilizada para que o centro de controlo unificado cumpra um conjunto de requisitos.
Em primeiro lugar, e tendo em conta as necessidades de arquiteturas distribuídas e de integração do setor, o UOC fornecerá uma camada base que funcionará ao nível da aquisição de dados e será capaz de integrar na mesma plataforma os diferentes sistemas de controlo (normalmente PLC e RTU) das diferentes estações e localizações físicas. As capacidades de integração são muito importantes neste ponto, e protocolos como OPC-UA, Modbus TCP e RTU, BACNet, IEC 60870-5/104, IEC 61850, DNP3 ou MQTT (entre outros) devem ser suportados de forma nativa pelo sistema para assegurar a interoperabilidade.
A partir deste primeiro ponto, esta camada «núcleo» do sistema UOC deve ser capaz de romper os silos ao nível da gestão de dados. Isto significa que a plataforma é capaz de gerir todas as lógicas do negócio, historização, geração de alarmes, etc., a partir de uma camada comum. No entanto, para que isto tenha sucesso, a plataforma deve ser capaz de permitir três coisas importantes:
Em segundo lugar, que a camada de visualização do centro de controlo unificado ofereça as funcionalidades-chave para a gestão das operações ferroviárias:
Concluindo, a unificação das operações do ponto de vista da eficiência operacional faz com que seja essencial uma solução de centro de controlo unificado para o setor ferroviário.
Se quiser saber mais ou se tiver alguma dúvida sobre o Centro de Controlo Unificado Wonderware, não hesite em contactar os nossos especialistas.