Maio 27, 2020

A Wonderware AVEVA foi eleita «Líder no Quadrante Mágico do Gartner 2019», para Sistemas MES.

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


A Gartner Inc. é uma empresa de referência no campo da investigação e pesquisa de mercado, de uma forma independente e objetiva. Atualmente, possui mais de 170 Quadrantes Mágicos publicados, nos quais se cobrem e relacionam diferentes necessidades, funcionalidades e fornecedores tecnológicos dentro da área empresarial.

Estamos muito orgulhosos de anunciar que a Gartner colocou a Wonderware AVEVA no quadrante dos Líderes em Sistemas MES no seu relatório de 2019. Neste sentido, são um valor diferencial:

  1. A nossa abordagem Model Driven MES.
  2. Todas as inovações realizadas de modo a dispor deste tipo de soluções, tanto na Nuvem como nas arquiteturas Híbridas.
  3. Os novos modelos comerciais, mais flexíveis, onde são incluídas diferentes opções na subscrição.
  4. As nossas novas soluções MES/MOM, embaladas.

Graças a estes e outros fatores, as nossas soluções têm sido um sucesso completo, o que certamente sustenta todas as críticas positivas recebidas nas classificações do Relatório Gartner.

figura gartner magic Quadrant

I Por que razão a Gartner nos escolheu

Neste mesmo relatório destacam-se alguns dos nossos pontos fortes:

  1. As nossas soluções MES/MOM estão fortemente implementadas no mercado do sector alimentar e das bebidas (F&B) (são utilizadas em, pelo menos, 23 das 25 empresas mais importantes do mundo).
  2. Todas as nossas soluções são abertas, modulares e flexíveis, proporcionando total independência entre a camada MES/MOM e a camada de Automatização e Controlo. Pode ter, sem qualquer problema, diferentes fornecedores em cada camada.
  3. A nossa abordagem Model Driven MES, baseada na criação de modelos reutilizáveis, nos quais as regras de negócio são modeladas e onde todo o processo de fabrico é definido, bem como as funções relacionadas, tais como: operações de linha, integração com ERP, livro de registo do operador, qualidade, inventário, programação e preparação de material, etc.
  4. Sem esquecer o mais importante. Todas as nossas soluções e melhorias procuram evitar a necessidade de programação!

Wonderware gartner lider magic quadrant

Esta é uma excelente notícia uma vez que quando a Gartner iniciou as suas atividades de investigação no Quadrante Mágico para Sistemas MES em 2017, fomos convidados a participar e qualificámo-nos. Nessa altura, a Gartner posicionou a nossa solução no quadrante dos Visionários (anos 2017 e 2018).

Há mais de uma década que todas as organizações decidiram que precisavam de determinados sistemas de software, tais como os ERP. Aquelas que, na altura, optaram por soluções locais ou feitas à medida acabaram por substituí-las por soluções que a Gartner tem vindo a descrever como Líderes,  com os custos económicos e de oportunidade que isso implicou. Este mesmo processo que entrou no mundo dos ERP será, sem dúvida, reproduzido no mundo dos Sistemas MES/MOM.

A conclusão a que gostaríamos que os nossos clientes chegassem, tal como a Gartner, é que, graças à evolução tecnológica que temos vivido nos últimos anos, apostar na nossa tecnologia vai permitir-lhes limitar os riscos e enfrentar os próximos desafios com a autoridade e a paz de espírito de estarem associados a um Parceiro Tecnológico fiável e reconhecido.