Maio 06, 2020

A importância do «Risco de Reputação na Indústria Alimentar”

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Pensamos sempre que uma redução da nossa faturação está relacionada com uma má produção ou uma falha na cadeia de abastecimento, mas existe um fator que é mais poderoso do que todos estes. Trata-se de um risco tangível uma vez que rapidamente, através dos inquéritos, se pode ver o resultado de determinadas classificações criadas pelos utilizadores.

O chamado Risco de Reputação é a segunda ameaça mais significativa para os gestores de riscos no sector da alimentação e das bebidas na Europa, ficando apenas atrás da rutura da cadeia de abastecimento, de acordo com o inquérito «Allianz Risk Barometer 2018””.

Existem hoje ferramentas capazes de nos proteger de paragens inesperadas, de rutura de stocks, de falhas humanas… No entanto, podemos fazer algo para enfrentar este risco de reputação?

Risco de Reputação

É evidente que se trata de um risco estratégico para as empresas, uma vez que pode afetar o futuro das mesmas. Se tivermos em conta a facilidade com que hoje em dia um utilizador pode colocar uma notícia nas redes sociais e torná-la viral em poucas horas, podemos dizer que é também um risco viral. Nestes casos basta-nos ter um bom sistema e ferramentas suficientemente potentes que nos permitam enfrentar esta crise e até mesmo sairmos dela mais fortes.

Quando falamos de ferramentas estamos a falar de sistemas que nos permitam conhecer em profundidade toda a nossa cadeia de abastecimento, desde a colheita da matéria-prima, a recolha, o processo de transformação desse material, o armazenamento, o transporte e a sua distribuição para o utilizador.

  1. Existe alguma solução com a capacidade de controlar toda esta cadeia?
  2. Podemos dar ao utilizador a chave e o conhecimento para que possa saber sempre o percurso dos alimentos?
  3. As empresas podem estar confiantes de que estão a cumprir todos os regulamentos e, em caso de risco de reputação, conseguem defender-se?

Planear, preparar e antecipar devem ser o nosso objetivo a fim de tornar este e outros riscos mensuráveis, controláveis e reversíveis.

Risco de Reputação na I

Para isso, temos de encontrar uma ferramenta capaz não só de controlar todas as fases e estados de uma cadeia de abastecimento, mas que tenha também a capacidade de ligar todas as operações, sistemas e pessoas envolvidas.

Não existem muitas ferramentas no mercado que lhe permitam gerir toda a cadeia. No caso da Wonderware, o que se propõe é um conjunto de ferramentas aplicadas a cada uma das necessidades e contextualizadas sob o mesmo nó comum, o que nos permitirá não só ter toda a informação de todo o processo, mas também a ação, a prevenção e a consolidação dos resultados.