Julho 28, 2020

10 valores diferenciais para obter ainda mais do seu SCADA com um Historian

 


WONDERWARE
WONDERWARE


Wonderware é o líder mundial em Interface Homem-Máquina (HMI), SCADA e software de gestão de operações em tempo real. As soluções Wonderware permitem a sincronização das operações industriais e de produção com os objectivos comerciais para alcançar rapidez, flexibilidade e rentabilidade. O software Wonderware permite reduções de custos na concepção, construção, implementação e manutenção de aplicações de operações industriais robustas.


Provavelmente já sabe que o InTouch é a interface homem-máquina (Human Machine Interface, HMI) líder no mundo. É utilizado diariamente em mais de um terço das instalações industriais do mundo.  Isto não é por acaso. Deve-se ao facto de o InTouch HMI oferecer uma facilidade de utilização lendária, gráficos brilhantes e uma grande eficiência de engenharia. O InTouch também pode ajudar a encurtar o tempo dos projetos, reduzir o risco e diminuir significativamente o custo total de propriedade.

O InTouch HMI, por si só, já é muito poderoso. No entanto, adicionar o Wonderware Historian ao conjunto de software faz com que seja possível alargar as capacidades de recolha de dados, análise avançada, expandir os relatórios, aumentar a produtividade e melhorar a segurança dos dados. E não apenas do Intouch HMI, mas também de qualquer SCADA de fábrica. O Historian é a chave para poder unificar dados industriais de uma forma escalável e segura!

O que é o Wonderware Historian?

O Historian é uma base de dados em tempo real de elevado desempenho que oferece alta escalabilidade até 2 000 000 de tags e proporciona grandes melhorias de desempenho no armazenamento e a compressão dos dados comparando-os com os motores de bases de dados relacionais. Apenas alguns números:

> 2 milhões de tags.

2% do espaço de armazenamento necessário em comparação com dados semelhantes numa base de dados relacional.

150 000 tags/quando mantidas indefinidamente num único servidor, utilizando hardware convencional.

Compressão de até 40 vezes dos alarmes e eventos, adquiridas até 1000 mensagens/segundo.

Adicionar o Historian ao seu InTouch HMI irá certamente ajudá-lo a expandir a produtividade e melhorar os seus resultados enquanto continua a capitalizar o seu investimento no software existente. Trata-se de transformar um investimento sólido em HMI numa solução estratégica superior.

SCADA wonderware

Nos pontos que se seguem, descrevemos-lhe 10 valores diferenciais que irá obter ao adicionar o Wonderware Historian aos seus sistemas SCADA:

1. Centralizar e agregar os dados

O Historian permite recolher e agregar dados dos nós distribuídos do InTouch HMI (todos os dados históricos estão disponíveis para cada nó InTouch HMI na arquitetura) e não apenas dos nós Intouch, mas de múltiplas e diversas fontes de dados de que disponha na fábrica (não apenas no Wonderware). O Historian oferece um único recurso para os dados de todo o sistema. Além disso, os dados podem ser agregados (resumidos) utilizando cálculos estatísticos avançados para proporcionar uma compreensão mais profunda dos dados das operações.

2. Relatórios simples e flexíveis

As ferramentas de cliente do Historian proporcionam um acesso incrivelmente simples a dados operacionais, ferramentas de tendências e múltiplas ferramentas de relatórios, incluindo painéis de instrumentos da Internet, consultas, Microsoft SQL Reporting Services e complementos do Microsoft Excel e Microsoft Word. Isto expande imenso a flexibilidade para criar diferentes relatórios para diferentes necessidades.

3. Melhoria da análise da causa: Análise de dados em profundidade

O Historian combinado com o Historian Client proporciona funções poderosas de relatórios e análises, bem como uma visão integrada do processo, alarmes e histórico de produção, tendências, sobreposições e detalhes. Estas características permitem-lhe navegar facilmente pelos dados e decompor os problemas nos seus componentes.

4. Agregar dados: Historian multinível

O Historian pode ser configurado com uma arquitetura em cascata (ou níveis) para que seja possível adicionar os dados dos Historians mais pequenos aos Historians de nível superior. Os dados em locais remotos podem ser facilmente agregados num Historian central e no Centro de Controlo Unificado (UOC).

5. Isolar os dados e facilitar a sua partilha

O Historian é a solução perfeita para a partilha de dados operacionais com utilizadores de outras camadas do negócio sem comprometer a segurança ou o desempenho da rede de controlo. É muito simples implementar dois servidores Historian em cascata, um para dar resposta às necessidades das redes de controlo, que encaminha os seus dados para um segundo servidor que dá resposta às necessidades dos utilizadores da rede empresarial.

6. Poupar dinheiro e espaço: Maior compressão de dados para armazenamento

O Historian comprime dados até quarenta vezes mais do que os sistemas convencionais de bases de dados relacionais para reduzir os custos das necessidades de armazenamento e de gestão. Além disso, as necessidades de armazenamento de dados mais pequenos podem traduzir-se numa recuperação de dados mais rápida.

7. Maior segurança dos dados num ambiente inseguro

O Historian comprime e encripta dados em blocos históricos que podem ser acedidos a partir do SQL. A recolha de dados do Historian e a sua organização em níveis pode ser codificada para uma transferência de dados segura através de redes.

CIBERSECURITY wonderware

8. Baixo custo e altamente eficaz: Historian “local”

O Historian oferece um tipo de licença limitada para proporcionar um historian muito rentável para instalações locais ou remotas que possam ter conectividade intermitente ao local principal. O Historian local proporciona até 7 dias de recuperação e relatórios de dados locais. É ideal para nós autónomos do InTouch HMI ou para vários nós do InTouch HMI em que dados de múltiplos historian locais são adicionados a um historian de nível 2 centralizado.

9. Continue a evoluir para o futuro: consolide os seus dados na nuvem

O Historian é o futuro da aquisição e armazenamento de dados e continua a proporcionar acesso a tecnologias na nuvem, como o Wonderware Insight. O Historian simplifica muito a replicação de dados locais para a solução em nuvem da Wonderware.

10. Terminamos com algo mais técnico: as características técnicas fornecidas são muito diferentes

O Historian permite-lhe armazenar dados na resolução do processo e recuperar dados na resolução do problema que está a tentar resolver. Inclui também o algoritmo Swingig Door, que apenas armazena informações sobre as taxas de câmbio.

Um dos maiores ativos do Historian são as extensões Transact-SQL que são utilizadas com o Microsoft SQL. Estas extensões são expostas na cláusula WHERE para controlar a forma como os dados são recuperados dos blocos de histórico. Isto dá-nos controlo sobre a resolução dos dados a recuperar com várias opções como Cyclic, Delta, Full e Best Fit. Além disso, existem opções de consulta para recuperação e transformações de variáveis analógicas como a média ponderada no tempo, valor e tempo máximos (o mesmo para o mínimo), desvio padrão, integral (perfeito para fluxos) e o «To Discrete», que permite transformar um valor analógico num digital. Existem também outras extensões para transformações discretas como «Total Time in State», que nos permite saber numa única consulta quanto tempo esteve uma variável digital em true (verdadeiro) e quanto tempo em false (falso).

Estas funções e extensões são muito poderosas e permitem-nos extrair dados do Historian e informações, que podem ser utilizadas para tomar melhores decisões em menos tempo.